Relatório de Estágio

1. Nome do Formando: Débora Gonçalves

2. Nome do Formador: Luís Neves

3. Entidade de Estágio: Ginásio Simog Condição Física, Lda - Alcanena

4. Início do Estágio: 07.01.2013
    Finalização do Estágio: 19.04.2013

5. Horário
De 07.01 a 07.03
       Segunda e Sexta - 16h30 - 21h
                       3ª, 4ª e 5ª : 18h30 - 21h

De 08.03 a 19.04
Segunda - 16h30 - 21h
                         Terça - 11h - 14h e 18h30 - 21h
                                                        Quarta e Quinta - 18h30 - 21h
                                                                                Sexta - 11h - 14h e 16h - 21h

6. Comparência

Faltas Justificadas - 5h30 no Total (Teste de Matemática - 2h30 e Reconhecimento do percurso - 3h)
Faltas Injustificadas - 0h

7. Tarefas Desempenhadas

Ao início, as minhas tarefas basearam-se, sobretudo, na recepção e realização de trabalhos propostos pelo monitor de estágio.
Depois do primeiro mês, comecei a ter um pouco de contacto com as máquinas. Comecei por aprender como manusear a passadeira, depois a bicicleta, de seguida o remo e, posteriormente, a máquina do step e a elíptica. Depois se saber manuseá-las minimamente, comecei a fazer um pouco de apoio a alguns clientes.
Dividia então o meu tempo entre a recepção, o acompanhamento de clientes e o projecto da minha actividade, que dediquei aos clientes do Gymnásio.
Mais tarde, aprendi a fazer um plano de treino. Apesar de ainda não conseguir fazer num ápice, acho que aprendi o essencial para conseguir fazer um por mim, sem grandes ajudas.
Sempre que alguma cliente precisava de ajuda quer a fazer um exercício, quer precisasse de uma explicação ou elucidação sobre algo ou sobre uma máquina, quer quisesse companhia na sessão de alongamentos, a Princesa Dédé tentava ajudar no que podia.

Alguns dos trabalhos realizados:

- IMC ( imagens e tabelas)
- Lista Normas do Ginásio
- Novas Regras Sistema de Facturação
- Inventário Material de Limpeza
- Inventário de todo o Material do Ginásio (Sala Cárdio, Sala Musculação e Sala de Grupo)
- Limpeza Planos de Treino antigos e organização dos que restarão
- Remodelação Preçários
- Sessão fotográfica para Sequência de Alongamentos; Tratamento de imagens; Montagem Final "Sequência de Alongamentos"
- Orçamento para novos materiais no Ginásio
- Mini-Inquérito aos clientes
- Lista de Eventos Desportivos (importantes a nível Nacional)
- Folhas informativas para feriados e actividades (ex. Páscoa e SpaDay, respectivamente)

Entre outros mencionados no dossier de Estágio.

Diáriamente, tinha que actualizar também o Facebook do Gymnásio, de modo a motivar e incentivar os clientes a virem treinar.


8. Expectativas antes do Estágio

Antes do estágio, pensava que ia ser mais fácil. Nunca pensei que o meu monitor fosse tão existente.
Esperava um estágio mais prático do que teórico e foi precisamente o contrário. Diria que as minhas expectativas quanto à gestão eram mais altas, isto é, pensei que aprendesse mais relativamente à gestão de um ginásio, do que tratar e o que pagar, por exemplo. Em compensação, antes do estágio não esperava ter de saber os nomes de todos os clientes, aliás, durante e ao início julguei que era tarefa impossível... mas como dizem, o impossível passa a ser possível quando é feito.
Relativamente à divulgação das actividades nas páginas online, a recepção de clientes, acompanhamento de treinos, elaboração de planos e manuseamento de máquinas foi algo que foi de encontro com o que esperava e o que aconteceu.

9. Principais Aprendizagens obtidas/ maiores dificuldades

A principal aprendizagem que tirei deste estágio foi, sem dúvida, a versabilidade que temos que ter hoje em dia. Uma pessoa não pode estar só preparada para fazer planos de treino e acompanhar indivíduos. Quando se está à frente de um ginásio, temos de nos preocupar em conhecer os nossos clientes e aprender a lidar com eles, como motivá-los e como ajudá-los a conseguir os seus objectivos; temos de fazer pagamentos e gerir o dinheiro em caixa, traduzir os pagamentos em programas informáticos e, no fim, fazer com que o dinheiro na caixa bata certo; temos de procurar o que está mal ou danificado e melhorar ou reparar, em prol de todos os contribuintes, temos de ver o material que falta, temos de arranjar contactos e pedir orçamentos  para tudo; temos que manter o ginásio de pé, ao fim ao cabo.
O facto de ser muito respondona e faladora, foi algo que melhorei. Agora contenho-me... ou tento, pelo menos!!
Adorei, apesar de ainda ser um pouco confuso para mim, fazer um plano de treino. Ter de procurar, de acordo com os objectivos que o cliente quer, os melhores exercícios e a melhor forma de o fazer chegar a esse mesmo objectivo. A combinação entre exercícios é fulcral para uma maior eficácia.
O que também gostei bastante, foi o facto de poder aprender sobre variadas coisas relativas ao corpo humano. É sempre interessante e, acima de tudo, importante conhecermos o nosso corpo, as nossas limitações, entre outros.

Mais difícil, foi o facto de ter começado com um 13 na iniciativa. Para mim era impensável começar tão mal num espaço completamente novo. Contudo, fez-me perceber que se a frustração ficasse em vez de fazer algo para mudar a situação, ia arrepender-me. O segredo, é fazer sempre o melhor que podermos, dar sempre um toque nosso a cada trabalho, procurar fazer coisas diferentes e chegar-me à frente com possíveis trabalhos que queira realizar. E, no momento é que percebi isto, houve um aumento gradual da minha nota.
Difícil também é conhecer e lidar com gente fútil que sempre teve tudo na vida. Mas deduzo que sejam aprendizagens para a vida, porque ao que parece, vou encontrar muita gente desta...
Ter passado muitas horas ao computador, também foi uma dificuldade para mim, visto que sou uma pessoa que adora computadores e novas tecnologias (cof, cof!). Mas o que tem de ser, tem muita força. E acabei por fazer muitas coisas bonitas, tais como: desligar o computador sem querer, com o pé; fechar páginas online do meu monitor de estágio, fazer os planos de treino dar erro, não sendo possível editá-los, entre outros.

10. Opinião Geral do Estágio

Sinceramente?! Adorei! Apesar de ter antecipado as funções que desempenharia, na teórica é uma coisa e na prática é outra. O envolvimento, a evolução, a aprendizagem, os laços, os feitios, enfim, tudo o que nos rodeia faz-nos aprender mais e mais, com os outros e com nós mesmos. As pessoas que conheci, com feitios tão distintos umas das outras, as amizades que fiz, todas as aprendizagens que tirei, tanto de vida como relativas ao próprio estágio, a vontade de aprender mais. Os risos, as conversas parvas, o espírito de inter-ajuda, sei lá. Sinceramente, não podia ter tido outro monitor de estágio, Luís Neves, nem outra empregada de limpeza (a minha querida Alexandrina, um doce de Mulher) e, muito menos, uma tão amável fisioterapeuta, a Samara.
Foram 61 dias, 218 horas. Há coisas que não se explicam, sentem-se. Se vou ter saudades? Tantas! Se um dia gostava de voltar a um ambiente destes? Sem dúvida. Mas com as mesmas pessoas que, nunca me deixaram sair do caminho e, se preocuparam, sempre que não me mostrava bem.

Um muito obrigada ao professor por esta oportunidade;
Um muito obrigada ao meu monitor de estágio que, ao ser exigente, me fez querer ser melhor e também, por me fazer crescer ao apontar-me o que deveria melhorar;
Um muito obrigada à Alexandrina, que me levou pastéis de nata com canela deliciosos e que tinha sempre um sorriso para mim, por muito cansada que estivesse. E também pelas pequenas conversas que trocámos;
Um muito obrigada à Samara, que é uma fisioterapeuta espectacular e sempre se mostrou pronta a responder-me a qualquer questão;
Um muito obrigada à Professora Anabela Ruivo e ao Professor Humberto que, apesar de não serem meus orientadores de estágio, sempre se mostraram disponíveis a responder-me a perguntas e a dar-me a sua opinião;
E, por fim, um muito obrigada a todos os clientes que me mostravam um sorriso, mesmo quando os punha a fazer exercícios errados ou me ria deles.

Foi uma óptima experiência que, sem dúvida alguma, me fez crescer e aprender. MUITO OBRIGADA! 

Sem comentários:

Enviar um comentário